terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma semana depois...

Desde a chegada a Log (Logistic Base, a tal que se transformou na actual sede da Missao e de todas as Agencias da ONU) , que andam todos perdidos nos dias das semanas. O calendario transformou-se em dia 1, dia 2 (e por ai adiante) e foram apagados os dias da semana. Hoje, porem, impossivel nao saber: terca-feira, precisamente uma semana depois da terra ter fugido dos pes ( dia 7 ou 8? Eu acho que o dia 0 devia contar como 1) . Para ser mais precisa, as 16.53. Ainda nao tinha parado muito tempo para pensar na hora, mas houve algumas personagens que dedicaram-lhe muitos pensamentos e teorias. Foi assim que fiquei a saber que tinha muita sorte pois por volta das 5 (disseram-me) eu costumava ir fumar (na maezinha, nao fumo) para a varanda central da sede (que caiu com o resto do edificio). Mas nao foi so uma personagem a informar-me do meu horario de fumo. Depois da segunda, resolvi partilhar a conversa com a minha companheira de fumaca. E nao e que ela me informou que tb o nosso chefe-mor comentou a nossa sorte pelo facto de nesse dia nos termos atrasado no vicio? (desconfio que foi mais adiantar). Pasmada com esta constatacao! Nao pela varanda, mas , como e que possivel que toda a unidade saiba que vamos fumar la pelas 4.30/5? E nos, que ate disfarcamos, saimos separadamente, com o vicio enfiado no bolso. Que precisao!! Estamos rodeadas de espioes, e agora estamos aqui !

Uma semana e dificil de engolir. Todos percebemos que muito provavelmente o numero actual de desaparecidos ONU vai transformar-se numa outra estatistica. Nao ajudou tambem o minuto de silencio marcado hoje (nas tais 16 horas e53) e, mais tarde, a cerimonia de homenagem a 17 militares brasileiros (dois deles amigos proximos, com quem planeava churrasco para o passado domingo). E ainda falta a cerimonia de homenagem aos civis e a confirmacao de mais uns nomes retirados dos escombros. Os meus, aqueles que compunham o meu Haiti para cima e para baixo, The Club como eu nos chamava, ja fazem parte da pior das estatitiscas.

Foi imposta a Lei Seca na Log (Base). Os dois cafes (entretanto reabertos a 1/4 de gas) estao proibidos de vender alcool, o mesmo se passa no supermercado. Conselhos dos psico e psiqui ca do sitio. Oh, mas nem adiantou. Ao segundo dia (ou melhor, dia2), ja havia contrabando. Ha bebidas alcoolicas variadas e uma solidariedade na hora de saborea-las. Ontem a noite, numa das esquinas dos contentores, houve cocktail de bebidas, risos, e muito, muito choro. Falamos deles, de nos, do Haiti, do dia 0 (ou 1) e dos esforcos que foram feitos para salvar algumas vidas. "Na minha cabeca ainda tenho a imagem do nosso condutor, arrastado por mim para fora dos escombros, que mal escapou da morte, imeadiatamente se levantou com as calcas pelos tornozelos, e de pronto (e com tudo a mostra) exclamou: 'merci monsieur directeur'!" O director da historia (contada com imitacao corporal perfeita), fe-lo entre risos no meio de muita dor (soube umas horas antes que a mulher, minha colega, tinha sido encontrada sem vida) . Quando voltamos aos aposentos (carros, tendas, caminhas de militares e afins), ja nao iamos nada firmes mas seguros que foi das melhores festas que lhes (nos) podiamos oferecer.

Ando ha dias para ir ao supermercado da Log mas receio. Ja tentei enviar alguem em meu nome, ou ir disfarcada para que nao me reconhecam. Pq? Cheira-me que nao me vao deixar entrar. No tal dia 0 (1), as tantas da madrugada, logo apos a evacuacao, fiz umas das minhas cenas de veias no pescoco (qualquer coisa parecida com a cena do sofa). Por aquilo que (vagamente) me recordo insultei o dono e a loja e os empregados (e talvez os proprios produtos) com todas as formulas possiveis do mal-dizer (mas com toda razao do meu lado, naturalmente). Ora bolas, a culpa e das veias, acho. Pois minha nao e de certeza : )

PS Nas ruas a situacao e muito dura, claro, mas nao e totalmente fiel as noticias que se tem escrito. Sim, e uma crise humanitaria. Nao, ainda nao e uma crise de inseguranca e de poder largado nas ruas. Num outro dia, falarei menos de mim e mais do pais. Mas nao hoje. Hoje e o meu dia 7(8).

9 comentários:

  1. continue a sua missão!
    força mariana!
    não podendo estar aí, penso muito em si.

    bjs
    joana mota liz

    ResponderExcluir
  2. ... vim escrever-te um mimo, embrulhado em força e muita coragem...


    ... por cá tudo na mesma. seguimos as noticias e ficamos com o coração apertado ao saber que por ai... a terra treme, ainda...

    c

    ResponderExcluir
  3. Um abraço, Mariana! Por tudo o que é, por tudo o que está vivendo.

    ResponderExcluir
  4. Querida Mariana

    Que nunca as veias te doam, quando as usas para boas causas. Gosto de gente que brigue e grite, pelos seus direitos e os dos outros.
    Mostra-lhes que não és Palavra só de nome. Sabes usá-las na altura própria.
    Beijinho
    Maria Águeda

    ResponderExcluir
  5. Querida prima dá-lhes com as veias e com garra. É assim mesmo MULHER! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mariana, por cá estamos a tentar gerar uma onde de ajuda. http://ajudarohaiti.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariana. Estamos a ler-te a partir da Redacção, em Leiria. Podes enviar o teu e-mail? paula.sofia@regiaodeleiria.pt

    ResponderExcluir
  8. Popins!
    Daqui só te posso dizer para teres cuidado! Olha por onde andas e não te esqueças que as mesas não têm a mesma resistência do "antigamente"! Cantos, pilares, vigas, ruas afastadas dos edificios é o melhor. Esquece as escadas! è o que te pode dizer esta leiga da seguuuuurança.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Amiga cuida de ti!!! Estou sempre a pensar em ti e fico muito preocupada porque não te vejo nem te ouço! Gosto muito das tuas palavras ... para mim são importantes para me darem uma ideia como estas a sentir-te. Coragem e muitas beijocas

    ResponderExcluir